domingo, 28 de dezembro de 2008

Receitas de Produtos de Limpeza Ecológicos e Económicos

Adaptado de:
- Revista Natural Dog, agosto 2008 - www.dogfancy.com
- Livro Eco Dog, Corbett Marshall e Jim Deskevich -www.chroniclebooks.com

Produtos de limpeza industrializados contém muitos ingredientes químicos nocivos para os animais. Seja pela exposição passiva, pela curiosa cheirada, ou pela pele, o contato com esses químicos é uma das formas mais comuns de envenenamento e queimaduras de cães dentro de casa. Para evitar esses perigos, os guardiães eco-conscientes optam pelas receitas da vovó, usando basicamente óleo, água, vinagre e bicarbonato de sódio.
Os óleos limpam e protegem naturalmente, o bicarbonato de sódio limpa e desodoriza, e o vinagre é um desinfetante natural. Vinagre e óleos essenciais são antibactericidas naturais, principalmente o de eucalipto.
Para pisos de madeira, usa-se óleo de oliva, água e óleos essenciais.

Fórmulas Verdes e Limpas:
Fazer os seus próprios produtos de limpeza é mais fácil do que você imagina. Redescubra a eficiência à moda antiga destas opções verdadeiramente testadas — além de amigas do meio ambiente. Experimente estas receitas não-tóxicas e adicione algumas gotas do seu óleo essencial favorito a cada uma delas para obter benefícios da aromaterapia para você e seu animal de estimação.

Produto de limpeza para todas as ocasiões:
1 colher de sopa de Borax
1 colher de sopa de sabonete
1 colher de sopa de suco de limão
¼ litro de água morna
Agite para misturar. Use no chão e superfícies de cozinhas e banheiros

Limpador de vidros:
2 colheres de sopa de suco de limão ou 1/2 xícara de vinagre branco, água e uma garrafinha com vaporizador. Coloque o limão ou o vinagre na garrafinha e preencha com água. Agite bem e use nos espelhos e vidros

Polidor de piso e mobília:
1 xícara de óleo mineral (o INR testou com óleo vegetal, de cozinha)
1 xícara de vinagre branco
Agite para misturar e passe o produto com um pano limpo.

Piso de cortiça - material sustentável e amigo do cão:
Como a maioria dos cães passam toda sua vida em contato direto com o chão, uma boa escolha faz toda a diferença.
O piso de cortiça é de fácil manutenção, lindo, não é escorregadio e os animais adoram. É quentinho para eles, diferente do piso frio. As pessoas adoram porque não dá para ver os arranhões do cachorro. Cortiça é um elemento importante para se pesquisar se você quer um piso saudável e amigo do meio ambiente.

Limpadores em pasta para várias funções:
Uma mistura de vinagre, sal e água em quantidades iguais formam um efetivo produto de limpeza.
Para obter uma pasta tipo sapóleo, experimente misturar partes iguais de sal grosso e fermento, com água suficiente para formar uma pasta. Para ambas receitas, aplicar a solução com esponja úmida, esfregando.

Dicas:
. Pendure alguns galhos de eucalipto, alecrim ou lavanda dentro do box do chuveiro. O vapor fará com que eles exalem seu aroma natural mais forte do que o normal.

. Óleos essenciais naturais podem ajudar seu lar a ter sempre aroma de frescor, se após a limpeza você pingar algumas gotas num pouco de água, colocar num vaporizador, vaporizar um pouco da solução num pano de algodão e passar ligeiramente nas superfícies para dar uma fragrância refrescante no ar. São indicados: lavanda, alecrim, citronela, capim-limão, eucalipto, menta, laranja, limão, pinho,cipreste.

. Pingue algumas gotas do seu óleo essencial preferido na parte interna do tubo de papelão do papel higiênico. Cada vez que você girar o tubo, ele liberará no ambiente um aroma de frescor.

Ajude a minimizar o impacto que causamos no planeta, faça seus próprios produtos de limpeza. Além de contribuir para saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia no supermercado e nos medicamentos veterinários. Experimente e veja a diferença no fim do mês!

Saiba mais sobre o que pode fazer nestes sites:
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?topic=111.0
http://infonature.org/site-pt/node/17

Retirado de:

Instituto Nina Rosa

Sem comentários: