terça-feira, 14 de junho de 2011

Economia - Como os EUA interferem nos países fazendo estes perderem vários direitos

John Perkins auto-denomina-se um ex-assassino económico. Aqui conta como trabalhava ao convencer líderes de outros países a seguirem as normas criadas a favor das corporações norte-americanas, contribuindo assim para endividamento desenfreado destes, ao fazê-los concordar com empréstimos impossíveis de pagar. Assim estes países tornar-se-iam economicamente dependentes e quem sofria seriam obviamente os mais pobres, ajudando apenas os sectores mais altos da economia. Os que não aceitavam teriam consequências.
Pode parecer teoria da conspiração à primeira vista mas tem lógica, basta relacionar com o que se passa actualmente.





Outro sobre o mesmo tema mas mais longo (ler descrição)



Vamos Fazer Dinheiro - Let's Make Money (2008)



(Alemanha, 2008, 108min. - Direção: Erwin Wagenhofer)

Documentário de altíssimo nível, essencial para se entender o mundo em que vivemos pela ótica financeira internacional. Dos mesmos criadores do documentário "We Feed the World".

Apesar de todo o velho discurso feito pelos neoliberais de que a globalização traria benefícios para todos os países ajudando a diminuir a pobreza no 3° Mundo, o que viu-se de fato foi em geral aumento desenfreado da miséria, onde o salário de um indivíduo geralmente mal cobre uma pobre subsistência.

O documentário mostra as chamadas “economias emergentes” por dentro, na visão de grandes investidores, bem como o cotidiano miserável dos homens, mulheres e crianças trabalhadoras nesses países.

Mostra também as idéias do Consenso de Washington, responsável pelas políticas liberais que moldaram nosso mundo econômico atual, assim como os mecanismos de colonização moderna como o FMI e Banco Mundial, perpetuando a injusta dívida dos países mais pobres em troca de suas riquezas. Explica o que são os paraísos fiscais, por onde passa a maioria do capital financeiro para encobrir os donos corruptos.

John Perkins, antigo assassino de economias, que também já apareceu aqui no documentário “The War on Democracy”, explica detalhadamente como era o seu ofício de levar as riquezas de países de 3° Mundo, sob a supervisão das instituições internacionais.

Passa ainda pela miséria que aflora nos EUA e pelas raízes da crise econômica espanhola causada pela bolha imobiliária.

“Na privatização, a sociedade é privada de um determinado bem ou serviço público no qual um investidor está interessado por razões de lucro.”

Torrent: filme + legendas Pt-Portugal (sem revisão)

Descrição retirada de: http://docverdade.blogspot.com/2010/08/vamos-fazer-dinheiro-lets-make-money.html

2 comentários:

Lala disse...

encontrei seu blog pelo Paperblog. excelente artigo,está cada dia mais difícil, mas não podemos perder a esperança de um mundo melhor. vou acompanhar seu blog :)

Catarina Garcia disse...

Obrigada por acompanha-lo :)